sábado, 28 de novembro de 2015

A VIAGEM


Em fim chegou o dia tão esperado de embarcarmos rumo a Itália, fazendo o percurso inverso de nossos antepassados.

Nos encontramos no Aeroporto de Guarulhos depois do almoço do dia 23/02/2013, eu, Alceu e Mariane, que embarcamos em Palmas-TO, minha irmã Enilda e Edson, que embarcaram em Maringá-PR e Fernando, filho de nossa prima Brígida que veio de Mauá-SP.

A expectativa para o embarque era grande, nossa primeira viagem internacional e de longa duração, tudo era novidade. O embarque ocorreu as 16:10 horas, pela Companhia Aérea Alitalia, o avião era um modelo Boeing 777-200, para 293 passageiros, com os assentos dispostos em 3-4-3, e duração de onze horas de voo.

O voo foi tranquilo, sem contratempos. Após a decolagem são distribuídos travesseiros, cobertores e fones de ouvido. Ao longo dos corredores, existem telas que ficam passando os dados do voo, como mapas, altitude, temperatura externa e um contador regressivo. Cada poltrona tinha sua própria tela com opções de jogos, músicas, filmes, etc. com um controle que ficava embutido no braço da poltrona, o que ajudou muito a passar o tempo.
Umas duas horas após a decolagem serviram o jantar. E cerca de uma hora antes de pousarmos em Roma serviram o café da Manhã.

vista interna do avião com telas de entretenimento no corredor e poltronas
Espaço interno do avião com telas de entretenimento dos
corredores e poltronas

O que eu achei interessante em relação ao serviço de bordo foi o fato de que de vez em quando o comissário passava com água ou suco, além de no fundo do avião ficarem disponíveis durante toda a noite bebidas, como água, café, suco, refrigerantes e vinho o que causou uma movimentação razoável de passageiros que não aguentavam mais ficar sentados e aproveitavam para beber alguma coisa. Teve dois ou três passageiros que ficaram alterados com a bebida, mas nada que incomodasse os outros.

Desembarque Aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino) - Roma
Desembarque no Aeroporto Leonardo da Vinci - Roma


Chegamos em Roma às 07:20, lembrando que nessa época do ano a diferença de fuso horário entre Brasil e Itália é de 3 horas. Fomos da pista de pouso para o aeroporto de ônibus. Estávamos preocupados com o horário, pois tínhamos apenas 2 horas para a conexão a Veneza. Fomos encaminhados a imigração, estávamos muito ansiosos, pois nos informaram que poderiam fazer várias perguntas, mas simplesmente olharam para nós e bateram o carimbo no passaporte.

Edson, Enilda, Mariane, Ana Maria e Alceu em Aeroporto Leonardo da Vinci - Roma
Edson, Enilda, Mariane, Ana Maria, Alceu com o fotografo
Fernando, em Aeroporto Leonardo da Vinci-Roma

O terminal para o voo seguinte era longe, mas deu tempo de sobra, localizamos o voo na tela e depois disso foi só seguir as placas indicativas com a letra do portão, impossível se perder. O voo para Veneza durou mais ou menos uma hora.

Chegando a Veneza ficamos aguardando a Sandra, que nos pegou no aeroporto Marco Polo e nos levou até a cidade de Lonigo-VI, distante 91 quilômetros, onde adquirimos a nossa tão sonhada cidadania italiana.

Mariane Pintaro Arruda em Aeroporto Marco Polo - Veneza
Mariane cuidando das bagagens no Aeroporto Marco Polo
Veneza, enquanto localizávamos a Sandra

0 comentários:

Postar um comentário