segunda-feira, 16 de novembro de 2015

AMADIO PINTARO  (PINTRO)

Amadio Pintaro,  nasceu 02/01/1886 em  Torrebelvicino, Província de Vicenza que faz parte da região do Veneto, Itália, filho de Michele Pintaro e Maria Righele, veio para o Brasil em 1893 com sete anos.

Certidão Nascimento de Amadio Pintaro(AmadeoPintro)
Certidão Nascimento de Amadio Pintaro

Na Certidão de Casamento já consta o seu nome como Amadeo Pintro, casou com vinte um anos no dia 02/11/1907 na Villa de Caxias, hoje Caxias do Sul, as onze horas da manhã, filho de Pedro Michecl e Maria Regiú, com Angila Santuare, com vinte um anos, natural do Rio Grande do Sul, filha de João Santuare e Maria Santuare, naturais da Itália. Foram testemunhas João Paulete e João Espada.

Certidão Casamento de Amadio Pintaro(Amadeo Pintro)
Certidão Casamento Amadeo Pintaro

Como vocês podem observar na Certidão de Casamento de  Amadio Pintaro o seu nome já foi alterado para Amadeo Pintro e os nomes de seus pais Michel Pintaro e Maria Righele foram alterados completamente, o mesmo acontecendo com Angela Santuari,  seus pais Giovanni Santuari e Maria Santuari,  e as testemunhas Giovanni Pauletti e Giovane Spada.
      
Acredito que nome correto da Angila Santuare é Angela Santuari, pois No livro Povoadores da Colônia Caxias de Mário Gardelin e Rovílio Costa, 1ª Reimpressão: 2015, página 256 consta a seguinte informação retirada do RCI – Registro Civil do Império: ”VI Légua, Travessão Herminia, lote 11 – ½ de 143.559 m² - SANTUARI GIOVANNI, 37, alfab., c.,do Tirol. Chegada: 28-8-1877. Na chegada a família era assim: Santuari Giovanni, 33: Maria 25 e Marina, 6 meses. Débito: 240$754. Lote quitado em 1893.”

Em documento fornecido por Hildo Pintro a minha irmã Enilda Pintaro através de e-mail em 04/05/2007, consta que Amadeo e Angela contrataram casamento civil no dia 16/10/1907, que ele e seus pais eram residentes na 3ª Légua, Travessão Cristal, colônia nº 4. Consta também, que Angela e sua família residiam na 3ª Légua. Há também no documento, no canto inferior esquerdo a informação que eles casaram no religioso dia 01/06/1907, livro – 03, folha 54v.

Solicitação casamento no civil de Amadio Pintaro(Amadeo Pintro)
Documento de Solicitação de casamento no
civil ao Cartório de Caxias , cedido por Hildo
           José Pintro

Amadeo Pintro  e Angela Santuari tiveram dez filhos sendo quatro homens: Rafael, José (Bepe), Augusto e Angelo (Albino), filho mais novo, pai do Antonio e do Hildo José Pintro; seis mulheres: Olivia, Rosa (Rosina), Maria, Erminda, Otavia e Fiorinda. No Blog www.familiapintro.blogspot.com da Ana Lucia Pintro,  há uma postagem de 30/01/2013 de André Ferrari, onde ele diz: “ Meu nome é André Ferrari, minha família é natural de Presidente Castello Branco. Meu falecido avô Artemio Ferrari, é filho de Rosina Pintro e Emilio Ferrari que por sua vez é filha de Amadeu Pintro e Santuari.”

Familia de Amadio Pintaro(Amadeo Pintro) e Angela Santuari
Em pé da esquerda para direita: Rafael, Olivia, Rosa(Rosina),
Maria, José(Bepe) e Augusto. Sentados: Angela Santuari,
Erminda, Otávia, Fiorinda, Angelo(Albino) pai do Antonio e
Hildo José Pintro  e Amadeo Pintaro


Amadeo Pintro faleceu no dia 15/02/1938 às seis horas, com cinquenta e dois anos,  de moléstia ignorada em Lageado Bonito, Município de Catanduvas-SC. Declarante foi José Pintro (Bepe), seu filho.

Óbito de Amadio Pintaro(Amadeo Pintro)
Óbito de Amadeo Pintro (documento cedido
Hildo José Pintro)

Quando fomos a Itália em fevereiro de 2013 para adquirirmos a Cidadania Italiana, em nossas buscas por mais informações de Michele Pintaro e seus filhos, além de suas certidões de nascimentos encontramos somente um registro e era referente a Amadio Pintaro, em Vicenza. Escreverei sobre esse momento mais adiante.

Estou à procura de mais informações e fotos da família de Amadeo Pintro e Angela Santuari e de seus filhos. Se alguém tem envie para este Blog.
      


OBS: para melhor visualização dos documentos
1-clique com o botão direito do mouse no documento
2-clique em abrir imagem em uma nova guia


3-clique na imagem

2 comentários:

  1. Odilia Cândida Pereira Pereira19 de novembro de 2015 às 16:24

    Lembro quando era bem criança de ouvir meu pai contar algumas histórias sobre a família do tio avô (Amadeo), uma ficou muito forte em minha memória, quando contava de como o rapazinho de terno branco tinha falecido, como era triste ouvir aquela história! Acho essa foto linda e tão forte, gostaria que tivesse uma foto tão completa como essa da família do nosso bisavô Luigi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ainda encontrar essa foto completa. Quem sabe, algum descendente de um dos irmãos do nono Izidorio tenha ela no album da família.

      Excluir