quarta-feira, 11 de novembro de 2015


EM BUSCA DE NOSSA HISTÓRIA
Tudo começou no início do ano de 2007 com a preocupação que  nossa família estava em relação a situação de ilegalidade de nosso irmão Isidoro Pedro Pintro que passou um breve tempo na Espanha e depois alguns anos em Portugal e de mais alguns parentes, bem como pela oportunidade de abrir caminhos para membros da família trabalharem e estudarem na Europa legalmente, pois a cidadania italiana abriria as portas por fazer parte da Zona do Euro.
       Foi então que minha irmã Enilda resolveu encabeçar as buscas pela história de nossos antepassados. O primeiro passo foi convidar parentes que tivessem interesse para juntos partilharmos os custos das buscas de documentos e contratar empresa prestadora de serviço nessa área. Após feito o convite fechamos o grupo em seis pessoas, sendo: Enilda Pintro, Isidoro Pedro Pintro, Ana Maria Pintro Arruda, Anelir Pintro, Brigida Pintro Biondaro e Rosangela Pintro Biondaro. A Enilda se responsabilizou pela juntada de documentos, contratação da empresa prestadora de serviços e viajar quando necessario.
       O primeiro passo foi  contratar em junho de 2007 a Empresa de Prestação de Serviços de Aurelio Incerti, italiano residente em Maringá-PR que ficou responsável pela orientação e organização do processo para requerimento de cidadania junto ao Consulado e buscas do nascimento de Luiz Pintro em municípios italianos e posterior encaminhamento para tradução.
       O passo seguinte foi a juntada de documentos: certidão de nascimento e casamento nossas e de nossos filhos; certidão de nascimento, casamento e óbito de nossos pais Batista Pintro, João Pintro Sobrinho e Zulmira Pintro Biondaro; certidão de nascimento, casamento e óbito de nosso Nono Izidorio Pintro e certidão de nascimento, casamento e óbito de nosso Bisavô Luiz Pintro. Houve a necessidade de buscas de documentos nos Cartórios de Araruna-PR, Catanduvas-SC, Feliz-RS, Caxias do Sul-RS e na Itália.
       A dificuldade maior encontrada para localizar alguns documentos foram os erros de grafia, que não foram poucos e que vocês poderão verificar nos documentos que serão postados no Blog. O documento mais difícil de localizar no Brasil foi a certidão de nascimento do nosso nono Izidorio Pintro, pois tínhamos em mãos somente cópia da certidão de casamento que foi realizado em Feliz-RS, onde consta o nome Izidoro Pintro e que era natural do Estado do Rio Grande do Sul, mas na certidão de óbito consta que ele era natural de Caxias do Sul-RS. Foi solicitado a busca, porém não foi encontrado.
Por conta disso a Enilda foi até Caxias do Sul em junho/2007 e em conversa com a escrevente a mesma voltou a fazer novas buscas atenta a nomes "parecidos". O documento foi localizado com o nome de Pentro Izidorio no último dia dela em Caxias do Sul.
       Nos dias que ficou em Caxias do Sul, Enilda aproveitou para conhecer a região como havia combinado previamente com Hildo Pintro e Antonio Pintro, netos de Amadeo Pintro, irmão de nosso bisavô Luiz Pintro. Eles não puderam acompanha-la, mas enviaram os seus tios que foram muito atenciosos e a levaram até  a Terceira Légua onde os Pintro construíram sua primeira casa. Atualmente permanece daquela época somente o porão construído de pedras, a casa foi totalmente reconstruída. Foi a primeira de muitas emoções que iríamos ter.
       A documentação completa foi entregue a empresa do Aurelio Incerti, que iniciou as buscas na Itália mas não localizou o nascimento de Luiz Pintro. Então nos indicou outra empresa a Veneto Vicenza Prestação de Serviços Ltda, localizada em Vitória-ES do Senhor Antonio Fernando Cavazzoni que mora em Vicenza-IT, no início de dezembro de 2007. As buscas foram iniciadas novamente com o sobrenome Pintro e assemelhados, e enfim localizou-se  o nascimento de Luigi Pintaro, filho de Michele Pintaro e Maria Righele em Torrebelvicino, Província de Vicenza na Região do Veneto, norte da Itália no início de janeiro de 2008.
       Com a Certidão de Nascimento Italiana de Luigi Pintaro em mãos, foi dada entrada ainda em janeiro de 2008, junto a Divisão de Nacionalidade e Naturalização de requerimento solicitando Certidão Negativa ou Positiva de Naturalização, obrigatória para o processo de cidadania. E entramos na justiça através de mandado para retificar o nome dele e de seus pais em sua certidão de casamento e com isso, todas as certidões de nascimento, casamento,  óbito de Luigi Pintaro até as certidões de nossos filhos foram corrigidas incluindo os nossos documentos pessoais em abril de 2008, que depois foram enviados para tradução italiana.
A partir de então, começamos a planejar a nossa ida a Itália para adquirimos nossa cidadania diretamente em território italiano. Isso ocorreu no início do ano de 2013 quando vivemos momentos inesquecíveis e de grandes emoções, mais isso fica para um próximo relato.

Enilda Pintaro nas terras que foram de Amadio e Luigi Pintaro (Pintro))
Enilda Pintaro nas terras que foram de Amadio e Luigi Pintaro
Ao fundo a "Pedra Branca"

Tio de Antonio e Hildo Pintro,  no porão
construído pelos Pintro

Enilda Pintaro - ao fundo porão de pedras construído pelos Pintro/Pintaro
Moradores atuais, Enilda Pintaro e a tia do Antonio e do Hildo
Pintro. Ao fundo porão de pedras construído pelos Pintro

Porão de pedra construído pelos Pintro/Pintaro
Porão de pedras construído na época dos Pintro




Um comentário:

  1. Boa noite querida Enilda ....que satisfação imensa em conhecer este tão difícil trabalho seu...uma história e tanto....emocionante
    Meu telefone é 44-9-9959-0889.....me telefone por favor
    Um grande abraço querida...
    Com muita saudade de você
    Maria P. Domenes

    ResponderExcluir